Furô é uma palavra de origem japonesa que tem significado banho, sendo uma técnica milenar que há alguns anos começou a ser difundido no Ocidente e apelidado Ofurô.
É um presente dedicado à você! É o seu momento de renovar os pensamentos, recuperar a energia e encontrar seu equilíbrio físico e mental.
A Banheira
O Ofurô é um tanque oriental feito de madeira-de-lei, muito utilizado no Japão em rituais de purificação e relaxamento. É totalmente artesanal e sua confecção dispensa pregos e parafusos, pois é feito com uma técnica especializada de encaixes das madeiras.
Os orientais acreditam que o aço e o metal retêm energias negativas. Além disso, normalmente construídos em cedro rosa, exalam aroma e liberam essências que reforçam os efeitos do banho. Inicialmente utilizados por imperadores e senhores feudais japoneses no alívio das tensões das batalhas, o Ofurô é milenar e está sendo muito utilizado pelos ocidentais devido aos seus poderes terapêuticos contra o stress e cansaço físico/mental.
A temperatura da água pode ser natural chegando até 40º conforme a temperatura desejada. Possui uma excepcional capacidade térmica que mantém a água aquecida, perdendo somente em torno de 5º a cada 24 horas.
Tradição
Na tradição japonesa o banho, antes de ser uma necessidade higiênica, era um ritual de purificação espiritual.
Esse ritual altamente sofisticado tem sua origem no Shintô, religião original do Japão, que cultua o sagrado na natureza, enfatizando primordialmente a purificação.
A imersão em uma fonte termal era um ato de limpeza religiosa e, ao mesmo tempo, um momento para contemplar as forças elementares do Universo, com a ajuda da meditação induzida pelo banho.
O primeiro ato de purificação com água é descrito no Kojiki, o mais antigo livro japonês, onde o mitológico Deus Izanagui (equivalente à energia Yin em chinês), após visitar sua falecida companheira deusa Izanami (equivalente a energia Yang em chinês), tomou um banho purificador (mizogui) e quando lavava o olho esquerdo nasceu Amaterassu o Mikoto (deusa-Sol) a principal divindade do Japão, do olho direito nasceu Tsukiyoni (deus-Lua), e do nariz Suzano no Mikoto (deus-Tempestade).
O fato da deusa Amaterassu, a padroeira do Japão e ancestral da família imperial, ter sido criada durante um banho, tornou o ato de banhar-se a alma da tradição de beleza japonesa.
Benefícios
Através do aquecimento profundo, obtém-se: dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, relaxamento muscular, combatendo a insônia, dilatação dos poros cutâneos, limpando e hidratando a pele, alivia problemas de coluna, reumáticos, fadiga, melhora da aparência física, mais bem estar e disposição.
É indicado para combater o estresse, a ansiedade, dor muscular, proporcionando sempre relaxamento, bem-estar e melhora na auto-estima. Além de ser uma fonte de reposição de água para nosso organismo.
O Ritual do Banho
O ritual do banho é uma técnica terapêutica, que vem sendo resgatada de culturas milenares para atualidade, unindo o homem moderno as fontes naturais de saúde e equilíbrio.
No banho de ofurô, a temperatura da água fica entre 32 e 38 graus, a banheira é feita de ripas de cedro – madeira nobre, que ajuda a conservar a água quente por mais tempo.
O formato da banheira, a posição do corpo de quem se banha, o volume e a temperatura da água, lembram um útero materno, trazendo sensação de conforto, segurança e bem-estar.
É um ritual que celebra todos os sentidos e prepara a pele para o toque, podendo ser associado a outras técnicas terapêuticas, como a massagem, acupuntura e estética.
A Água
Tendo como componente principal a água, que é conhecida como um dos elementos da natureza com grande e eficiente propriedade terapêutica, já que 80% do organismo é constituída por ela, este elemento pode ser reposto não apenas através da ingestão, mas também na forma externa, através dos banhos.
A água também é associada às emoções, considerada como depurativa e diurética, absorve e drena os resíduos de toxinas, alivia tensões e o estresse, estimula a circulação e acalma, através dos banhos.
Os Aromas
Para complementar o ritual do banho, são utilizados os benefícios da Aromaterapia. Os incensos estimulam, através do olfato, o sistema nervoso central, o cérebro, a memória e a psique, pois induzem a liberação de substâncias neuroquímicas que podem ser sedativas, estimulantes ou relaxantes.
Possuem a capacidade de reestabelecer o equilíbrio da mente e de todos os sistemas do corpo humano.
Suas propriedades também auxiliam na elevação espiritual, no relaxamento, na meditação e na sensação de bem estar.
Duração do Banho: 30 minutos
Consulte-nos sobre nosso Menu de Incensos e agende o seu banho na recepção. Valores a consultar.
Desfrute desse prazer bem aqui!
Comentários estão fechados.