Um pouco da história de São Sebastião | Ciribaí Praia Hotel
< menu

Ciribaí Praia Hotel

Blog

historia sao sebastiao

Um pouco da história de São Sebastião

Com população estimada em 88.980 habitantes, São Sebastião é um município do estado de São Paulo com aproximadamente 402.395 km. Uma região importante hoje, mas que faz história há séculos no Brasil, devido sua influência e relevância no cenário econômico e político do país.

Colonizada por portugueses, a região de São Sebastião era ocupada por índios das tribos Tupinambás e Tupiniquins, sendo a serra de Boiçucanga na época uma divisa natural das terras indígenas. 

A ocupação portuguesa ocorre com o início da História do Brasil, após a divisão do território em Capitanias Hereditárias. Em 1608, aproximadamente, João de Abreu e Diogo de Unhate alegando “estarem na Capitania há muitas décadas, serem casados, terem filhos e terem ajudado às suas custas, nas guerras contra franceses, ingleses e índios inimigos” obtiveram sesmaria em São Sebastião sendo eles os sesmeiros que iniciaram a povoação com agricultura, pesca e alguns engenhos de madeira de cana-de-açúcar sendo, pois, os responsáveis pelo desenvolvimento econômico e a caracterização como núcleo habitacional e político. Isto possibilitou a elevação do povoado à categoria de vila em 16 de março de 1636 e a emancipação político-administrativa (elevação à categoria de cidade) em 20 de abril de 1875.

Saiba mais sobre São Sebastião neste conteúdo do nosso hotel em Maresias

Entre 1670 e 1720, a colônia viveu uma época de intensa urbanização com a descoberta das minas de ouro. Situada entre o sul produtor e Parati, porto onde escoava o ouro e de onde partiam as trilhas mais acessíveis entre a faixa da marinha e as vilas mineiras, São Sebastião, até então uma vila modesta, começa a desenvolver um período de relativa prosperidade. Portugueses atraídos por vender os produtos mais caros, iniciaram a instalação dos engenhos de cana-de-açúcar na região.

A partir da década de 70, com a melhoria da rodovia que liga São Sebastião a Santos, surge uma nova vertente: a exploração turística. A faixa marinha e adjacências são ocupadas por casarões de veraneio. Os caiçaras visualizam um novo e próspero caminho e começam, a partir daí, uma fase de novo segmento econômico. Assim a cidade abre-se para o turismo, colocando como atrativo turístico o passado ainda presente nas ruas da cidade.

Comentários estão fechados.

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido